O PÃO NOSSO DE CADA SEMANA

“A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração dos Sacramentos (leiturgia), serviço da caridade (diakonia). São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros. Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de actividade de assistência social que se poderia mesmo deixar a outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência.” (Deus Caritas Est, 25)

O projecto

Neste ano em que vamos celebrar a Palavra, pão que alimenta a alma, celebremos também a rede fraterna que pode ser a Igreja, partilhando com quem precisa o pão que alimenta o corpo.

A vida da Paróquia e a sua missão evangelizadora não estão dissociadas da acção social. A fórmula tríplice de que fala o Papa Bento XVI – proclamar a Palavra, celebrar os Sacramentos e praticar a Caridade – colocam a acção social como parte da acção evangelizadora da Igreja.

Assim, evangelizar também é apoiar aqueles que sabemos que não têm dinheiro suficiente para viver, que são obrigados a escolher entre comprar alimentos ou pagar a luz, comprar gás ou medicamentos… São muitos e nem sequer precisamos de ir muito longe para os encontrar, porque vivem mesmo aqui, ao nosso lado. Para esses irmãos mais fragilizados, a Paróquia é um ponto de apoio.

A ideia-base deste projecto é consciencializar a Comunidade para esta realidade e envolvê-la activamente na acção da Paróquia de uma forma mais sistematizada e regular, que vá além das recolhas sazonais do Advento/Quaresma e engrosse os donativos de alguns (poucos) paroquianos generosos e atentos que já ajudam.

Objectivo: ajudar a criar uma infra-estrutura permanente de apoio aos carenciados através da recolha semanal de alimentos e outros bens de primeira necessidade.

Mecânica: de acordo com uma grelha de bens essenciais elaborada com base na experiência da Paróquia, seleccionar um alimento por semana (por exemplo: uma semana leite, outra arroz, outra massa, outra atum, e por aí fora) e convidar paroquianos e demais grupos activos na Paróquia a partilhar esse produto, colocando a sua oferta nos espaços disponíveis ou entregando directamente no Acolhimento.

Calendarização

Obtenha aqui o calendário com a lista de alimentos por semana...