Tertúlias 2012-13 - O Ano da Fé

No final do ano de 2012 dá início à temática da comemoração dos 50 anos doConcílio do Vaticano II: o Ano da Fé Tal como nessa altura, vivemos hoje dias difíceis e em que a fé deve acompanhar as mudanças que se fazem sentir na sociedade.

Este ciclo de tertúlias, organizadas pela Paróquia de Oeiras, surge no sentido de levantar questões relacionadas com a fé e debatê-las de forma enriquecedora, com a contribuição de oradores vindos de diferentes áreas. Viver a fé no século XXI tornou-se uma aventura diária.

Nesse sentido, é importante perceber como a vivemos nos diferentes contextos, na crise, na política, através da arte ou em família, e pensar nos desafios que se nos colocam.

Galeria de Videos

Num momento de crise económica, de valores e de família, que desafios se colocam aos cristãos?

Será que este momento de dificuldade fez despertar o seu espírito de amizade e de caridade?

De que modo pode a Fé ajudar a superar estes tempos difíceis para nós e para os outros?

Como ser o sal da terra? Como marcar a diferença?

De que forma nos interpela a crise a traduzir a nossa Fé em obras?

O poder político nos dias de hoje toma medidas que muitas vezes vão contra os valores cristãos. De que forma é que pode haver um equilíbrio entre ser decisor de leis e seguidor da palavra de Cristo?

Podem os cristãos alhear-se da política? De que forma devem os cristãos participar, fazer política, influenciar as políticas, não sendo meramente espectadores?

Será o nosso testemunho suficiente para inspirar os governantes e decisores políticos em geral, dispensando-nos duma acção mais directa?

Será conciliável participar na política partidária, fazer cedências, encontrar compromissos, respeitar lealdades, ignorar ou calar sobre situações comprometedoras, continuando a procurar seguir os valores evangélicos?

Que desafios se colocam a um político cristão?

Arquitectura, Pintura e Escultura

De que forma é que a arquitectura, a escultura e a pintura contribuem para a criação de espaços de encontro com Deus, de interiorização e de oração? De que forma é que estas manifestações de arte podem ser um veículo facilitador para a difusão da palavra de Deus? De que forma é que a arte espelha a Fé dos homens?

Em que pensa um artista quando concebe uma obra de arte destinada a espaços sagrados? Como é que as manifestações de Fé na arquitectura, escultura e pintura se vão adaptando aos tempos e às suas linguagens?

Que papel tem tido a Igreja, que missão lhe incumbe na produção artística?

Cinema, Teatro, Música

Convidamos pessoas ligadas ao cinema ao teatro ou à música para debater de que forma se pode e se deve apelar pela arte à sensibilidade espiritual do Homem De que forma, através das artes performativas, é possível manifestar e transmitir a Fé?

Como encontrar um equilíbrio entre a liberdade artística e a sensibilidade religiosa?

Como deverá a Igreja intervir quando sente posta em causa a verdade histórica ou deformadas as suas referências em novas obras de cinema ou teatro.

Qual a missão da música na Igreja e a da Igreja na música – como se pode uma liturgia contemporânea encontrar com diferentes géneros musicais.

Que papel e que relevância tem, ou deveria ter, a Igreja na produção musical contemporânea.