Comunidade de Oeiras

Bem vindo à Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Sugestão para acender a Coroa do Advento.

Um dos símbolos do Advento é a Coroa do Advento. Esta Coroa (ou guirlanda do advento) é um objeto em forma circular coberta de ramos verdes no qual se colocam quatro velas.

É exposta nas igrejas nas quatro semanas que precedem o santo natal de Jesus. Geralmente é posta próximo ao presépio ou do ambão. Enfim, num lugar de destaque na Igreja.

O círculo da coroa simboliza a Nova Aliança de Deus com a humanidade. Ao círculo da coroa pode ser relacionado também a coroa de espinhos que foi colocada na cabeça de Jesus quando o mesmo foi crucificado. Os ramos verdes da coroa do advento significam a esperança. Essa mesma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus.

A fita vermelha está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue: o sacrifício de Jesus.

As quatro velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da Luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a Luz do mundo.

Elas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas.

O ato de acender gradualmente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

Originariamente, as velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento.

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e a cor rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus. Esta é usada no 3º domingo do Advento – Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos), pois a Antífona da Celebração Eucarística começa com essa palavra de esperança.

Recomenda-se fazer a coroa do Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar as crianças o sentido e o significado de tal símbolo de natal.

A coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, de preferência onde seja facilmente visível a todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importância de preparar-se bem para este momento.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: