Comunidade de Oeiras

Bem vindo à Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Cristo e a Igreja

Já todos sabemos que a Igreja não é apenas a casa, o edifício, onde se reúnem os cristãos. Também sabemos que a Igreja não é apenas o conjunto dos padres, dos bispos e do Papa. Para nos ajudar a entrar melhor no mistério de Comunhão que é a Igreja São Paulo na segunda leitura dá-nos uma palavra preciosa!

São Paulo diz-nos que todos nós baptizados somos parte do Corpo de Cristo. Todos somos diferentes uns dos outros, mas todos recebemos um único Espírito, o Espírito de Jesus.

Se fossemos todos iguais, todos a mesma coisa, todos o mesmo membro, a Igreja seria um corpo monstruoso. Somos diferentes e ainda bem! Assim cada um faz o que deve fazer e contribui para o bem comum. Precisamos uns dos outros. Sofremos e alegramos-nos uns com os outros porque estamos unidos, porque formamos um só corpo. É verdade! Cada um de nós é um membro indispensável do Corpo de Cristo que é a Igreja.

Num corpo bem organizado, cada membro não faz o que quer, mas obedece à cabeça. A Cabeça da Igreja é Jesus. Ele comanda, e nós todos devemos obedecer-Lhe. Para isso precisamos de aprender a escutar com atenção e amor a Sua Palavra, e a vivermos unidos, em comunhão, no Seu Corpo, pelo mesmo Espírito.

Mas podemos perguntar-nos para que serve este Corpo de Cristo que é a Igreja!? Este Corpo assim maravilhosamente organizado para que serve? Para fazer o que a Cabeça faz. Todos nós fomos ungidos pelo mesmo Espírito para que, com Jesus no coração, anunciemos o Evangelho da Salvação a todos os homens, como se lê na segunda leitura de hoje. Em cada tempo e em cada lugar a Igreja diz a todos os homens que a queiram ouvir: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir» arrependei-vos e acreditai no Evangelho! Animo!

Sérgio Bruno

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: