Comunidade de Oeiras

Bem vindo à Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Esquecer o passado e olhar para o futuro

“Isto agora está uma desgraça!” “Antigamente era tudo muito melhor!” – dizia a senhora Aniceta para a sua vizinha. E a vizinha acrescentava: “É verdade! Basta ver aqui ao pé de nós: as pessoas roubam sem escrúpulos, os maridos são infiéis, os filhos fogem de casa… está tudo perdido!” Será que é esta a maneira de Deus ver as coisas? A Palavra de Deus neste 5º Domingo da Quaresma mostra que Deus olha de forma diferente!

No mundo é assim: olha-se sempre para o passado e deseja-se que o tempo volte para trás. E as pessoas conforme o que fizeram, assim se classificam de boas ou más. O povo de Israel também assim era. Mas Deus enviou os profetas para o ensinarem a olhar para diante, sem medo do futuro.

É assim que Deus olha para nós! Esquece o nosso passado, esquece e perdoa os nossos pecados e diz-nos: “Daqui por diante não tornes a pecar”. Ele não olha para o que fizemos; olha para o que podemos fazer, ajudados por Ele!

Porque em Jesus Deus não veio ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar todos os que reconhecem os seus pecados e aceitam a misericórdia de Deus.

Em Jesus Deus leva-nos a perdoar e a não julgarmos os outros, mas antes a deixarmo-nos julgar pela Palavra do Senhor. Todos somos pecadores, mas vemos mais depressa os pecados dos outros que os nossos!

Se Jesus Cristo, o Inocente, o Justo, não condenou aquela mulher do evangelho apanhada em adultério, mas lhe abriu, na Sua Misericórdia, horizontes novos para a vida, como poderemos nós atirar pedras aos outros?

O pecado existe e ninguém o pode aprovar! Mas em vez de condenarmos os pecadores, imploremos ao Senhor o Seu perdão e o Seu Espírito de fortaleza para nos levantarmos depois de cada queda.

Abraço,

Pe. Sérgio Bruno

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.