Comunidade de Oeiras

Bem vindo à Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Nota sobre COVID-19

Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Após o comunicado do nosso bispo D. Manuel Clemente, a propósito da atual situação sanitária, pela propagação do vírus “COVID-19”, onde se indica que devem ser tomadas medidas preventivas, manter a serenidade e incrementar a prevenção nos cuidados de higiene, a Comunidade Paroquial de Oeiras é convidada a seguir estritamente as indicações e normas que têm vindo a ser dadas pela Direção Geral de Saúde e pelas entidades e autoridades locais.
Assim, e seguindo as orientações de Sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa, na sua nota, venho por este meio informar que serão suspensas todas as atividades pastorais abaixo indicadas até ao dia próximo dia 3 de abril de 2020. Seguem-se também, as medidas que a Câmara Municipal de Oeiras está a tomar para o nosso Concelho.
Para além da suspensão, já anunciada, da Procissão do Senhor dos Passos, que se realizaria no próximo domingo, 15 de março, pelas ruas da nossa Vila de Oeiras, suspendem-se, também, com efeitos imediatos, das seguintes atividades:

  • Catequese da infância, adolescência, juventude e de adultos;
  • Reuniões dos vários sectores, movimentos e grupos paroquiais;
  • Iniciativas pontuais previstas para este período;
  • Visita a doentes, mesmo para levar a sagrada comunhão por sacerdote ou mesmo pelos ministros extraordinários da comunhão;
  • Visita a Lares;
  • Momentos de oração comunitária e outros atos litúrgicos não sacramentais.

Ainda de acordo com a referida nota do Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, serão adiadas as celebrações penitenciais que estavam previstas para este tempo da Quaresma para data a indicar oportunamente, como é o caso da próxima sexta-feira, 13 de março às 21h, em que estava prevista a celebração penitencial com confissões.
Mantém-se a celebração das missas com os horários habituais, assim como os funerais já agendados ou que venham a agendar-se.
Mantêm-se também a funcionar, nos horários habituais, os serviços de secretaria da Paróquia e os atendimentos do Pároco.
Recordo as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa sobre as medidas de prudência a tomar nas celebrações e espaços litúrgicos: “a comunhão na mão, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”. Devem inda evitar-se outros gestos de contacto físico com imagens.
Não deixemos de elevar a nossa oração ao nosso bom Deus vivendo este momento da história com fé no Deus da Vida que nunca abandona ninguém, sobretudo nos momentos mais difíceis!
Rezemos todos, em especial por quem tem de tomar decisões importantes nestas horas difíceis, pelos profissionais de saúde, pelos doentes e suas famílias, na certeza de que assim cresce a esperança e nos animamos!

Nossa Senhora da Purificação de Oeiras, 11 de Março de 2020
O Pároco, Sérgio Bruno.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.