Objectivo e destino da Renuncia Quaresmal para 2018

Partilhar com os irmãos o que somos e temos, o que podemos e sabemos. O sairmos de nós próprios, como gosta de dizer o papa Francisco, o sairmos do que são as nossas coisas e coisitas que tantas vezes nos escravizam nos prendem e nos isolam, para ir ao encontro do outro, na sua necessidade.

Dar a mão ao outro, para com ele, lutarmos por uma vida melhor, mais digna, mais consentânea com a dignidade humana.

Tendo valor em si mesmo, tudo isto há-de ser sobretudo um sinal daquilo a que todos somos chamados na construção da sociedade que somos e em que vivemos. Assente no cuidado com outro, na solidariedade, no amor.

Neste espírito, contributo penitencial, a nossa partilha conforme a indicação do nosso Patriarca, a renuncia deste ano de 2018 destina-se à construção de um novo edifício da Escola Sacré Coeur em Cattin (Bangui), República Centro-Africana. Ali trabalham as Irmãs Oblatas do Coração de Jesus, no meio das grandes devastações que a luta armada têm infligido ao país, com mortes e destruições, desemprego generalizado, impossibilidade de estudar e de ser atendido na doença. A persistência das Irmãs é notável e o seu pedido é confirmado pelo Cardeal Dieudonné Nzapalainga, Arcebispo de Bangui.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.