Concurso “2…7…5… conta-nos a tua história”

  1. Apresentação
    O concurso “2…7…5… Conta-nos a tua história” é uma iniciativa promovida pela Paróquia de Oeiras, por ocasião da comemoração dos 275 anos da Igreja Matriz, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.
    O concurso implica a elaboração colaborativa de uma história original ilustrada que tenha como elementos centrais a Igreja Matriz de Oeiras e a sua história.
  2. Objetivos
    Os objetivos deste concurso são os seguintes:
    a) Promover o conhecimento da história local;
    b) Promover a criatividade;
    c) Promover a ligação com a comunidade envolvente;
    d) Promover o trabalho interdisciplinar entre as áreas de Estudo do Meio/História, Português e Expressões Artísticas/Educação Visual.
  3. Destinatários
    O concurso é dirigido a grupos de alunos dos vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.
    O concurso contempla três categorias de candidatura:
    a) 3º e 4º anos do Ensino Básico;
    b) 5º e 6º anos do Ensino Básico;
    c) 7º, 8º e 9º anos do Ensino Básico.
  4. Natureza dos projetos – Características:
    Os projetos devem contar uma história ilustrada – no mínimo 3 ilustrações – que integre uma parte da história da Igreja Matriz de Oeiras, e devem conter um narrador e diferentes personagens.
    A dimensão do texto para cada categoria deve ser a seguinte:
    Categoria a), entre 400 e 600 palavras;
    Categoria b), entre 800 e 1000 palavras;
    Categoria c), entre 1200 e 1500 palavras.
  5. Candidatos
    a) Os projetos devem ser realizados por grupos de alunos, com supervisão de um ou mais docentes – o mesmo docente pode ser responsável por mais que uma equipa;
    b) Considera-se como candidato um grupo, do mesmo estabelecimento, com um número máximo de 5 alunos – cada aluno pode integrar uma única equipa.
    c) Cada escola pode concorrer com o número de equipas que conseguir mobilizar;
    d) Cada equipa pode participar com um só trabalho;
    e) Não se aceitam candidaturas de alunos a título individual.
  6. Inscrição
    a) A inscrição do projeto efetua-se mediante o preenchimento de um formulário disponível online em https://forms.gle/2QEMqnYtXEMcPKfh6
    b) Apenas serão aceites as candidaturas formalizadas através deste formulário;
    c) Cabe ao docente responsável por cada equipa participante preencher o formulário de inscrição online, assim como enviar o trabalho final;
    d) O docente deverá garantir a autorização, por parte dos Encarregados de Educação, da participação dos alunos envolvidos neste concurso.
  7. Apoio às equipas
    7.1. É disponibilizada informação às equipas que pretendam participar neste concurso na página paroquiaoeiras.com.pt/ e são prestados esclarecimentos através do email: 275@paroquiaoeiras.com.pt
    7.2. Para o apoio à componente histórica na realização dos projetos, será disponibilizada informação numa exposição itinerante comemorativa dos 275 anos uma brochura.
  8. Submissão do trabalho final
    O trabalho final não deve ter identificação dos autores e deve ser entregue em envelope fechado que contenha o trabalho e a ficha de inscrição no Centro de Acolhimento da Igreja Matriz de Oeiras, Largo 5 de Outubro n.o 1, 2780-225 Oeiras, até às 17 horas do dia 31 de março de 2020, ou remetido por correio para o mesmo
    endereço com data igual ou anterior.
  9. Prazos
    9.1. A inscrição no concurso deverá ser realizada até 31 de janeiro de 2019, através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/2QEMqnYtXEMcPKfh6;
    9.2. O envio do(s) projeto(s) deverá ser realizado até dia 31 de março de 2020;
    9.3. O período de apreciação dos projetos decorrerá até 30 de abril de 2020;
    9.4. As histórias vencedoras serão divulgadas, no site da Paróquia de Oeiras e no Portal da Educação, no dia 13 de maio de 2020;
    9.5. A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 27 de maio de 2020.
  10. Critérios de apreciação
    Os projetos a concurso serão apreciados de acordo com os seguintes critérios:
    – Originalidade, criatividade e qualidade literária da história;
    – Cumprimento dos requisitos referidos no ponto 4. (presença de narrador e personagens, dimensão…);
    – Adequação da integração dos elementos históricos na história;
    – Originalidade, adequação e qualidade das ilustrações que acompanham a história.
  11. Júri
    O Júri do Concurso será constituído por elementos da Paróquia de Oeiras e pela Diretora do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Oeiras.
    Das decisões do júri não haverá lugar a recurso.
  12. Prémios
    Os 3 melhores trabalhos de cada nível de ensino (3º e 4º anos; 5º e 6º anos; 7º, 8º 9º anos) serão premiados com:
    – a publicação das histórias;
    – um voucher FNAC no valor de 100 € para cada uma das equipas;
    – a participação das equipas vencedoras num workshop de escrita criativa com um autor de renome;
    – um encontro com um autor na Biblioteca Municipal.
  13. Divulgação
    Todos os trabalhos oponentes ao concurso serão divulgados no site da Paróquia de Oeiras.
  14. Disposições finais
    Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos elementos constituintes do Júri.

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