Procedimentos para apresentação do candidato a ministro extraordinário da comunhão e à renovação de mandato
1. NOVO MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO
O requerimento deve ser preenchido no SIP http://sip.patriarcado-lisboa.pt (a que cada pároco ou responsável de comunidade tem acesso), no separador «Min. da Comunhão», «Adicionar candidato», todos os campos acessíveis devem ser preenchidos – não esquecer a data do Baptismo e do Crisma, sem as quais o candidato é recusado – e a fotografia digitalizada deve ser inserida no local próprio. Depois de preenchido deve o formulário ser impresso e depois de assinado entregue no Departamento de Liturgia do Patriarcado, acompanhado do valor de 10€ (inscrição e ritual); deve ser indicado o local ou locais onde vai frequentar a formação. O requerimento deverá chegar ao Departamento de Liturgia com um mês de antecedência em relação à data da formação.
Informação adicional – a formação contempla dois módulos, um ao sábado e outro ao domingo. Na impossibilidade de poder participar em dias seguidos poderá escolher um sábado e um domingo cuja data seja mais oportuna.
2. RENOVAÇÃO DE MANDATO DE MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO
Para a renovação do mandato do MEC a forma de proceder é idêntica ao novo MEC: entra-se no SIP http://sip.patriarcado-lisboa.pt, separador MEC, «Min. da Comunhão», clicar no ministro a renovar, actualizar os dados escritos a azul e a fotografia, se for necessário, e imprimir o formulário e depois de assinado deve ser entregue no Departamento de Liturgia do Patriarcado, acompanhado do valor de 3€. O requerimento deverá chegar ao Departamento de Liturgia com um mês de antecedência em relação à data da formação, com a indicação do local em que vai participar. Recordamos que, ao não ser realizada a renovação de mandato até um ano depois do limite do mandato, já não se tratará de uma renovação, tendo que ser realizada a formação inicial.
DATAS PARA O ANO PASTORAL 2017/2018
1. FORMAÇÃO DE NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
13 e 14 de Janeiro – Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal – 14h30
20 e 21 de Janeiro – Complexo Paroquial de Massamá – 14h30
27 e 28 de Janeiro – Igreja Paroquial da Portela – 14h30
25 de Fevereiro – Nomeação na Sé Patriarcal – 16h
2. RENOVAÇÃO DE MANDATO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
24 de Fevereiro – Igreja Paroquial da Portela – 14h30
3 de Março – Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal – 14h30
14 de Abril – Complexo Pastoral de Massamá– 14h30
21 de Abril– Igreja Paroquial da Portela – 14h30
Fonte: http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?cont_=40&tem=397
Normas para os Ministros Extraordinários da Comunhão
A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã”[1], de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia”.[2] Neste sentido, o serviço litúrgico dos ministros extraordinários da comunhão deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao mistério eucarístico.
As normas que aqui se apresentam, para serem seguidas na Diocese de Leiria-Fátima, têm por base e pressupõem as orientações de diversos documentos da Igreja Católica.[3]