Comunidade de Oeiras

Bem vindo à Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Oeiras

Indicações acerca da reabertura da Celebração Comunitária da Eucaristia na Paróquia de Oeiras

Caros Paroquianos,

O momento é de alegria. A partir do próximo dia 30 de maio vamos reunir-nos novamente, enquanto comunidade, para celebrar a eucaristia. É sem dúvida um momento de esperança e de expectativa depois de dois meses sem celebrar comunitariamente.

Mas, apesar desta alegria, este é também um momento de precaução e de cuidados.

Para podermos celebrar com segurança há que seguir todos os cuidados que nos são indicados pela Direção Geral de Saúde. Ainda que nos possam parecer estranhas estas são as medidas que nos permitem celebrar e reunir a comunidade com a confiança de não estar a contribuir para o agravamento da propagação da COVID-19. Para além das medidas indicadas pela Direção Geral de Saúde, especificamente para as celebrações eucarísticas, também a Conferência Episcopal Portuguesa convida todos os fiéis a fazerem por si próprios todos os possíveis para limitar esta pandemia e propõe algumas medidas de proteção.

Nos últimos dias o secretariado do conselho pastoral esteve a estudar estas medidas e a procurar a melhor forma de as aplicar à nossa Paróquia de Oeiras. As indicações que propomos a seguir são fruto de uma reflexão cuidada e respondem às referidas indicações de proteção, devendo ser seguidas como sinal de comunidade que se protege e protege o próximo.

Até ao final do próximo mês de junho todas as eucaristias dominicais e feriais, com presença de fiéis na assembleia, serão celebradas no espaço polivalente do Centro Social Paroquial de Oeiras (salão da Figueirinha), tendo em conta que a Igreja Matriz está numa fase das obras incompatível com as celebrações e que a Capela da Misericórdia não apresenta condições compatíveis com as medidas de segurança indicadas pela DGS. As celebrações terão o seguinte horário:

SábadosDomingosDias de semana
 9h 
 10h30 
17h12h 
19h19h19h


Porque teremos de cumprir com as nomas gerais do distanciamento, será necessário fazer algumas alterações à habitual organização das nossas eucaristias. Todas as pessoas deverão marcar por telefone previamente a sua presença na celebração em que pretendem participar. Só assim a equipa que foi criada para coordenar o regresso às celebrações comunitárias poderá organizar o espaço, assegurar que as medidas de segurança são cumpridas e evitar que haja quem não tenha lugar no espaço que é necessariamente mais reduzido do que o habitual. A marcação da presença nas celebrações será feita para o telefone da Paróquia 214 430 553 no horário de atendimento de segunda-feira a sexta-feira, todas as semanas.

É fundamental que este agendamento seja feito e seja respeitado. É uma atitude cristã não faltar a uma celebração para a qual tenha feito um agendamento.

Não é desejável que haja paroquianos impedidos de entrar numa celebração, mas será necessário garantir que se respeitam as limitações do espaço e, por isso, apelo a que todos possam cumprir com esta exigência e ajudar a divulgar esta informação e auxiliar quem possa ter mais dificuldade em aceder à informação.

Recordo que todos os fiéis que estejam doentes ou com sintomas de doença (febre, tosse, dificuldade respiratória) não deverão ir à Missa. Todas as celebrações irão continuar a ser transmitidas pela Internet através da ligação: https://paroquiaoeiras.com.pt/em-direto. Também os fiéis que pertencentes a grupos de risco são convidados a não frequentar a Missa dominical; por razões imperiosas, poderão ir à Missa durante a semana, em que normalmente há menos fiéis.

Por questões de higiene e segurança sanitária os lavabos vão estar encerrados durante o decorrer das celebrações.

Agradeço a todos os paroquianos a sua compreensão e colaboração para que tudo corra pelo melhor e em segurança, de forma a conseguirmos sair de uma situação que, há uns meses, nos parecia impensável.

Nos próximos dias estaremos também a constituir equipas de voluntários que possam dar apoio a esta nova forma de organizarmos as nossas celebrações. Quem tenha disponibilidade, por favor manifeste-a pelo correio eletrónico apoiomissas@gmail.com

É natural que ao longo dos próximos dias possamos ter de fazer ajustamentos àquilo que agora se anuncia. As circunstâncias que vivemos obrigam-nos a ter esta capacidade de adaptação, nomeadamente, no que diz respeito aos horários das celebrações. Iremos estar atentos a todas as necessidades e iremos procurar responder o melhor possível.

Toda a informação sobre o regresso às celebrações será comunicada no site da paróquia: https://paroquiaoeiras.com.pt/


Em suma, há algumas regras que vamos ter de interiorizar:

Antes da Celebração

  • Reserve com antecedência a sua presença na celebração em que pretende participar
  • Limpar as mãos à entrada com produto desinfetante
  • Trazer e manter a máscara colocada durante toda a celebração
  • Respeitar a distância mínima de segurança indicada
  • Seguir as indicações da Equipa de Acolhimento para saber onde se deve sentar

Durante a celebração

  • Movimentar-se apenas nos espaços de circulação indicados
  • Manter-se no seu lugar durante toda a celebração
  • Só retirar a máscara para comungar e só é permitido comungar na mão
  • Respeitar a etiqueta respiratória
  • Se se sentir doente ou indisposto saia imediatamente

Depois da celebração

  • Seguir as indicações dadas pela Equipa de Acolhimento
  • Deixar a sua oferta à saída no local indicado para o efeito
  • Não parar junto à porta de saída e evitar reunir-se em grupos

Sejamos todos responsáveis, conscientes de que ao protegermo-nos estamos a proteger o próximo!

O vosso prior, sérgio bruno.

Até já se Deus quiser.

1 COMMENTS

  1. Estou muito orgulhosa de ti, nas minhas orações continuarei a pedir para que o Senhor te ilumine todos os dias,um abraço da tia Lurdes.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.